HomeDesenvolvimentoSeu site precisa ser otimizado? Leia isso agora

Seu site precisa ser otimizado? Leia isso agora

Desenvolvimento

Papa Neto | 16/out/2017


O que é SEO?

Search Engine Optimization, em poucas palavras é uma solução para aumentar a quantidade de acessos de um site. O SEO é formado por um conjunto de táticas planejadas que concedem um melhor posicionamento do seu site nas pesquisas dos provedores de busca (Google, Bing, Yahoo…).

 

Como obter SEO?

Se você possui um site, mas ele não está visível nas buscas e pouco reconhecido pelos buscadores, peça ao seu desenvolvedor, se tiver o conhecimento necessário, que aplique as técnicas de SEO. Existem empresas especializadas que oferecem este serviço, como por exemplo a Progride Marketing digitalque além de ofertar diversas conveniências do ramo digital, garante visibilidade ao seu público.

Como funciona o SEO?

Quando realizamos uma busca no Google, existe o que chamamos de Googlebots (robôs do Google), que vasculham as páginas disponíveis procurando por informações relevantes à pesquisa efetuada. O principal foco desses robôs é a experiência de usuário, ou seja, se seu site não proporciona uma navegabilidade agradável ao visitante, não terá um bom ranqueamento.

técnicas SEO

Há diferentes formas de tornar um site amigável aos buscadores, dentre elas estão as táticas onPage e offPage. Vou listar os métodos pertencentes a cada categoria:

SEO onPage

  • Tags title – Os títulos das páginas de um site influenciam bastante no ranqueamento. Opte por um título conveniente ao conteúdo que ela oferece.
  • Meta description – Sabe aquele texto que fica abaixo do titulo do site quando realizamos a pesquisa no Google? Pois, é! Esta meta tag não afeta diretamente no posicionamento da página, pois os Googlebots não o enxergam. Porém, se escrita de uma forma atraente irá proporcionar vários visitantes.
  • Meta keywords – Grande oportunidade de acrescentar palavras-chaves sobre o que seu site aborda.
  • Imagens – Tanto o nome do arquivo, quanto o valor do atributo alt da imagem podem influenciar no ranking.
  • Headings – tags <h1> e <h2> entram na lista de análise dos robores de busca.
  • Links internos – Seu site deve ter links que redirecionam para todas as sessões do projeto. Sendo assim, ele será considerado fácil navegável e agradável ao usuário.
  • Textos – Os Googlebots também procuram por informações em textos do site dando uma prioridade a palavras destacadas (negrito).

SEO offPage

  • Links externos – Links em outros sites que direcionam ao seu site são importantes. Isso significa um voto de confiança de um parceiro.
  • Mídias sociais – Reputação, postagens, compartilhamentos e likes são grandes influentes também.
Papa Neto
Atuo na área de programação web (back-end & front-end), além disso me interesso em qualquer área da programação que envolva tecnologias inovadoras e contribuintes para o progresso da humanidade em tornar a vida cada vez mais acessível.