HomeMarketingHashtags (#), como utilizar?

Hashtags (#), como utilizar?

Marketing

Ricardo Lima | 26/jul/2018


Investir em hashtags é essencial para segmentar o seu produto ou serviço e também para atingir clientes em potencial. Mas você sabia que, dependendo de qual rede social você utiliza, as hashtags podem até jogar contra você?

Confira nosso artigo e saiba mais sobre as hashtags e sua importância.

O que são hashtags?

As hashtags são termos ou palavras-chaves que são antecedidas por uma cerquilha (#). Elas surgiram, e são amplamente utilizadas, no Twitter e se tornaram muito populares, pois facilitavam o acesso e o conhecimento de determinadas informações.

Um exemplo: Caso você esteja em um evento e queira achar pessoas ou serviços nesse estabelecimento, não seria interessante algum mecanismo que você pudesse filtrar somente essas coisas neste evento?

Ou melhor, imagine que você preparou pela primeira vez uma receita de caranguejo e você gostaria que fãs de caranguejo vissem a foto do seu prato e comentassem?

A melhor forma disso acontecer, no Twitter, é por meio das hashtags. E pela popularidade, outras redes sociais começaram a utilizar o mesmo mecanismo.

Tudo bem, e como elas funcionam?

As hashtags transformam o termo que elas precedem em hiperlinks dentro da rede social, e ao clicar nesse hiperlink, você terá acesso a várias outras publicações com esse mesmo termo e, como falado anteriormente, facilita muito o acesso a determinadas informações de eventos, termos, objetos e muito mais.

Porém, apesar de terem o mesmo princípio, cada rede social têm suas peculiaridades e nós iremos te mostrar:

Instagram

O Instagram é uma rede social bem relevante para o uso das hashtags e o sistema de busca por esses termos é excelente. É possível observar nas buscas a quantidade de vezes que esse termo foi utilizado na pesquisa.

Uma dica para essa rede social é utilizar as hashtags no primeiro comentário, e não na publicação. Essa prática não polui a publicação além de gerar o mesmo resultado.

Facebook

Já no Facebook, as hashtags não são tão eficientes. O mecanismo de busca é confuso, o que acaba não sendo útil para segmentar produtos ou serviços.

As hashtags podem ser interessantes em grupos, onde você pode segmentar os tópicos.

Twitter

O Twitter ainda é a rede social mais relevante para as hashtags, o que pode ser visto pelos famosos trending topics, que são os assuntos mais populares, mais utilizados pelo mundo.

Sempre que publicar algo, coloque a hashtag no final e,  caso exista algum termo em alta próximo do seu conteúdo, utilize também para que seu tweet alcance mais pessoas.

Ainda precisa de ajuda com as redes sociais?

Agende uma visita com um de nossos consultores. É só mandar uma mensagem pelo chat ou ligar para um de nossos números: (92) 4141-2140 ou (92) 98112-9600.